Como podemos ajudar as áreas de Gestão de Riscos?

Você está aqui: Home » Soluções » Como podemos ajudar as áreas de Gestão de Riscos?

“O risco pode ser definido como a combinação da probabilidade de um acontecimento e das suas conseqüências” (ISO/IEC Guide 73).


O simples fato de existir atividade, abre a possibilidade de ocorrência de eventos ou situações cujas conseqüências constituem oportunidades para obter vantagens (lado positivo) ou então ameaças ao sucesso (lado negativo).


A gestão de riscos é um elemento central na gestão da estratégia de qualquer organização. É o processo pelo qual as organizações analisam metodicamente os riscos inerentes às respectivas atividades, com o objetivo de atingirem uma vantagem sustentada em cada atividade individual e no conjunto de todas as atividades.


O ponto central de uma boa gestão de riscos é a identificação e o tratamento dos mesmos. O seu objetivo é o de acrescentar valor de forma sustentada a todas as atividades da organização. Compreende a interpretação dos potenciais aspectos positivos e negativos de todos os fatores que podem afetar a organização. Uma gestão de riscos eficiente e eficaz aumenta a probabilidade de êxito e reduz tanto a probabilidade de fracasso como a incerteza da obtenção de todos os objetivos globais da organização.


A gestão de riscos deve ser um processo contínuo e em constante desenvolvimento aplicado à estratégia da organização e à implementação dessa mesma estratégia. Deve analisar metodicamente todos os riscos inerentes às atividades passadas, presentes e, em especial, futuras de uma organização.


A gestão de riscos deve ser integrada na cultura da organização com uma política eficaz e um programa conduzido pela alta administração. Deve traduzir a estratégia em objetivos táticos e operacionais, com atribuição de responsabilidades sobre a gestão dos riscos para todas as áreas das organizações, como parte integrante da respectiva descrição de funções. Esta prática sustenta a responsabilização, a avaliação do desempenho e respectiva recompensa, promovendo desta forma a eficiência operacional em todos os níveis da organização.


A solução webGovernance™ foi desenvolvida tomando com base as melhores práticas e normas internacionais de gestão de riscos, dentre as quais, as normas de gestão de riscos elaboradas pelas principais organizações de gestão de riscos do Reino Unido – The Institute of Risk Management (IRM), The Association of Insurance and Risk Managers (AIRMIC) e ALARM The National Forum for Risk Management in the Public Sector.


A solução webGovernance™ possui várias ferramentas integradas para identificação, avaliação, tratamento, monitoramento, quantificação e qualificação do risco e para acompanhamento de mecanismos de controle e a implementação de ações de melhoria de controles e de mitigação e gerenciamento de riscos, de forma objetiva, intuitiva, fácil de usar e extremamente eficiente e eficaz.



• Adoção de procedimentos de auditoria contínua, com criação e monitoramento de indicadores chaves de risco (KRI’s).

Brasília (DF)
Avenida Pau Brasil, lote 06, salas 305 e 306
Centro Empresarial e-Business - Águas Claras
71916-500 - Brasília (DF)
Telefax: +55 61 3435.0145
Copyright 2005-2014 (C) Governance Technology.
Todos os direitos reservados. Este site utiliza Wordpress.
Criado por fullDesign.